Vila Serena Rio de Janeiro
Centro para Tratamento de Dependência Química
Vila Serena tem por concepção que a dependência química é uma doença primária, crônica, progressiva, incurável, mas tratável. Doença multifacetada que afeta a área física, emocional, social, familiar e espiritual.
Para iniciar a recuperação, as pessoas que se tornaram quimicamente dependentes precisam receber estruturas internas adicionais – isso deve acontecer através do aprendizado porque a estrutura interna existente deixou de lhes fornecer a capacidade de escolher e ter limites.
A tomada de consciência sozinho é insuficiente para realizar a mudança. A experiência de aprendizado em Vila Serena destina-se a fornecer estrutura e influência externa, a partir das quais os indivíduos podem aprender prontamente e incorporar a informação necessária a fim de modificar a estrutura interna.
O tratamento é considerado a fase primária do processo de recuperação, o momento de quebrar os mecanismos de defesa (negação).
Vila Serena prisma pela abstinência total de substâncias químicas psicoativas através do Programa dos 12 Passos de AA.
A pessoa tem que estar disposta a se tratar. Não realizamos internação involuntária e/ou de emergência. Nossas entrevistas de avaliação, motivação, familiar e médica são previamente agendadas.
Tratamento grupal baseado nos 12 Passos de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos durante um período de internação de 60 a 90 dias ou regime ambulatorial, ambos com um plano de apoio por um ano.
Palestras Médicas – Fornecem aos participantes uma abordagem científica da dependência química, suas causas, sua progressão e seus efeitos no organismo. São ministradas por profissional médico.
Palestras Informativas – Abordam temas relacionados à dependência química e ao processo de recuperação.
Depoimentos – São prestados por ex-residentes em recuperação ou membros do grupo de ajuda mútua, indicado por Vila Serena. Tais como: AA e NA, que expõe sua própria experiência com a programação dos 12 Passos. Visam a identificação dos participantes com estas pessoas, suas dificuldades e melhoria da qualidade de vida, sem o uso dos químicos.
Avaliação – É o momento destinado a cada um do grupo para relatar como está se vendo e receber retornos dos companheiros com o mesmo objetivo. São traçadas metas para serem trabalhadas durante a semana.
Dinâmicas – São atividades feitas com todo o grupo, utilizando várias técnicas (dramatização, jogos, etc. ), abordando a necessidade do grupo no momento.
Vídeos – Recursos audiovisual para ilustrar situações comuns à dependência química, a identificação e prevenção.
G.T. – Grupo Tarefa: São apresentadas as tarefas designadas pelo coordenador, são avaliadas e recebem retorno do grupo.
G.S. – Grupo Sentimento: Momento de compartilhar os problemas que estão enfrentando no tratamento ou interferindo nele. Fazer contato com seus reais sentimentos e expressá-los no grupo, que por sua vez dará retornos.
G.F.R. – Grupo Formas de Relacionamento: São abordadas formas de relacionamentos (pessoais, interpessoais, sexuais, etc.), e os problemas que elas possam estar apresentando.
Plano Terapêutico Individual – Tarefas individuais que favorece o auto-conhecimento, através do contato com sua realidade e história pessoal. É trabalhado do Primeiro ao Quinto Passo.
Reuniões de AA/NA – Nos grupos fora de Vila Serena, acompanhados.
Entrevistas individuais e familiares – antes e durante o tratamento.
Confronto – de dados envolvendo terceiros em caso de negação (empresa e família).
Plano de pós-tratamento – Metas realistas visando dar continuidade ao tratamento.
Plano de vida – com o residente e seus familiares.
Sumário de alta – Andamento do caso para a empresa e/ou arquivo de Vila Serena.
A dependência química é uma doença que afeta não só o dependente como também todas as pessoas que com ele convivem, na família ou no ambiente de trabalho.
O objetivo do Programa Familiar é informar sobre o que é dependência química, descobrir suas conseqüências no contexto familiar, de trabalho e social, oferecendo a oportunidade de melhorar a qualidade de vida do próprio familiar e o relacionamento com outras pessoas, especialmente com o dependente.
O Programa Familiar é conduzido em cinco sábados consecutivos, das 09:30 às 12:30 horas, utilizando como recursos: palestras, filmes especializados e discussões em grupos compartilhando com outras pessoas que têm problemas semelhantes.
Cada tratamento residencial em Vila Serena dá direito à participação de 2 pessoas no Programa Familiar, indicadas pela equipe na entrevista de avaliação, feita na admissão do residente. Outras pessoas significativas poderão também participar, desde que indicado pela equipe, com custo adicional.
Após o Programa Familiar de cinco sábados, Vila Serena oferece também um grupo de apoio e tem um programa residencial ou ambulatorial para os co-dependentes.
O Programa Familiar não pretende substituir psicoterapia. Se você está envolvido (a) em algum tipo de tratamento, achamos que deve conversar com o profissional responsável sobre seus planos de vir ao Programa Familiar.
Orientações para participação no programa familiar:
Todos os sábados das 09:30 às 12:30 horas.É um dia para orientação e tratamento dos familiares. Este tratamento tem a duração de cinco sábados.
Como se trata de instituição mista, pede-se usar roupas discretas. Devem ser evitadas mini-saias, mini-blusas, shorts, roupas transparentes e justas.
Tudo o que for trazido para o residente deve ser entregue à recepção ou à enfermagem de plantão.
A confidencialidade deve ser respeitada. Tudo o que for dito aqui, deve permanecer aqui.
Crianças pequenas deverão vir somente se for inevitável. Neste caso são responsabilidade do residente.
O período do Pós-tratamento é a fase mais importante da recuperação, pois é o momento de reintegração do dependente químico no mundo real, com todos os seus problemas. Nesse momento ele precisa de todo apoio possível e é por isso que Vila Serena faz questão de fazer parte dele, além, sem dúvida, do apoio indispensável da família, da empresa e dos grupos de ajuda mútua – AA/NA.
Essa fase, chamada de Pós-Tratamento, é muito importante na consolidação da sobriedade.
A diária inclui a assistência médica de rotina, biblioteca, grupos, palestras, hotelaria e alimentação.
Estão excluídos exames de laboratório e consultas de médicos especialistas.
Vila Serena só se responsabiliza pela lavagem das toalhas, colchas e lençóis de uso da casa. A roupa do residente de uso diário lavada por nós, tem um custo para o familiar.
A diária é um investimento acessível e é calculada para cada tratamento dependendo de diversas variáveis como formato, duração, (internação, ambulatorial ou uma combinação) e forma de pagamento (empresa, particular ou plano de saúde).
O que deve trazer na admissão em Vila Serena:
Pessoais:
1 saboneteira.
1 pasta dental/escova.
1 shampoo.
Absorventes higiênicos.
Desodorante e colônia.
Creme e lâmina de barbear.
Óculos de grau (se usar para ler).
Se fumar, traga cigarro para uma semana, e dinheiro para comprar mais quando necessário.
Dinheiro para pequenas necessidades eventuais e passagem de volta.
Vestuário:
1 toalha de banho.
1 calça comprida.
6 camisetas.
1 camisa de manga comprida.
3 camisas de mangas curtas ou camisetas.
1 agasalho para frio.
6 peças íntimas.
6 shorts.
2 pijamas ou camisolas.
1 par de tênis.
1 par de chinelos.
1 par de sapatos.
(Favor, trazer cada peça do vestuário marcado com nome na barra ou na etiqueta.)
O que não deve levar:
Qualquer substância química que provoque alteração no comportamento como: maconha, bebidas alcoólicas, psicotrópicos, éter, anorexígenos, anti-distônicos, etc.
Instrumentos cortantes como facas, canivetes, tesouras, etc.
Revistas, jornais e livros.
Rádio, TV, gravadores e aparelhos de som em geral.
Remédios para dores, para nariz, ouvidos, xaropes, produtos para gargarejo, mercúrio, iodo, merthiolate, anti-gripais, anti-diarréicos. (Caso o dependente esteja fazendo uso de algum medicamento prescrito por médico, trazer o mesmo juntamente com a receita e entregar ao enfermeiro de plantão).
Objetos de valor (jóias, dinheiro, etc.). Não podemos nos responsabilizar por eles.
Nos dias de visita, familiares e amigos devem colaborar não trazendo guloseimas e comestíveis em geral, pois o cardápio é cuidadosamente elaborado para atender às necessidades de um dependente químico em recuperação.
Veículo próprio pois nosso estacionamento destina-se a veículos de funcionários.
Telefone celular.
Telefones:
21-2556-0696
21-2556-6583
21-2556-7138
Endereço
Rua Pedro Guedes,63 – Maracanã
Rio de Janeiro, RJ – 20271-040
Email:
Mapa de Google
Vila Serena, possui convênio com várias empresas no Brasil, entre elas, podemos citar algumas:
ARACRUZ (FIBRIA)
ASSIM
BNDES
BANCO CENTRAL
BRADESCO SAÚDE
CAC
CASSI
C.E.F.
CESAN
CORREIOS
ELETROS-SAÚDE
ELETROBRÁS-CEPEL-ELETRO
ELETRONUCLEAR
EMBRAPA
FIOPREV
FURNAS(FUND.REAL GRANDEZA)
GAMA SAÚDE
INB
LINCX SERVIÇOS DE SAÚDE
MED SERVICE
NOTREDAME
NUCLEP
PETROBRÁS
PETROBRÁS DISTRIBUIDORA
UNAFISCO
UNIMED – RIO
UNIBANCO – AIG SAÚDE
VALE
No decorrer dos anos, Vila Serena sempre procurou aprofundar seu embasamento teórico. O principal tem sido psicologia arquetípico na visão de Carl Jung e James Hillman. Aqui apresentamos alguns documentos para os interessados.
“O Modelo Minnesota no Brasil” – Vila Serena baseia sua filosofia na psicologia arquetípica elaborada por James Hillman, entre outros, e fundamentada na abordagem de Carl G. Jung. Esse documento é uma exposição do entrosamento entre a psicologia arquetípica e o Modelo Minnesota, e presume uma familiaridade com a psicologia arquetípica conforme elaborada no livro de James Hillman, “Psicologia Arquetípica – Um Breve Relato”. É um documento de estudo complexo. A primeira edição foi comentada por James Hillman, e suas anotações estão incluídas.
Clicar aqui para acessar esse documento de 37 páginas.
Também, clicando aqui, pode acessar uma versão deste documento em inglês.
“Os Ventos de Vida e Dependência Química – Uma Aplicação de Psicologia Arquetípica”, Uma tentativa de ajudar o conselheiro a sempre manter uma mente aberta e ver o processo grupal como algo sempre novo e fascinante. 28 páginas.
Clicar aqui para versão em português no formato .doc..
Clicar aqui para versão em português no formato .pdf.
Clicar aqui para versão em inglês no formato .doc.
Clicar aqui para versão em inglês no formato .pdf.
“Ao Meu Ver de John Burns” Uma viagem filosófica de tratamento de dependência química.
Clicar aqui para download do documento de 11 páginas.
Manual de Tratamento para um projeto jovem. Em 2003 Vila Serena participou num projeto por jovens junto com o Hospital Samaritano e Chestnut Health. O projeto não se realizou, mas foi produzido um manual que pode ser de interesse de quem pensa em desenvolver um centro de tratamento.
Clicar aqui para acessar.
Livro Cordel de Vila Serena
Clicar aqui para acessar.
Para acessar os sites de:
A Editora Vila Serena funciona desde os anos 80 como um meio de oferecer ao público livros em português relacionados ao processo de recuperação.
Clique aqui para visitar a livraria da Editora Vila Serena.
Click here to access a Vila Serena site in English.